30 de maio de 2009

Comentário

Do jeito que anda esse mundo sem deus, com patrulhamentos de todos os matizes, espécies e inclinações, a saída será ficar dentro de casa, portas e janenas fechadas, deitados na cama ou sentados no sofá, sem fazer um movimento ou sequer respirar. Criança não pode ler livro com palavrão (nem mesmo dentro do contexto); você não pode criticar um livro, pois corre o risco de ser processado pelo autor; não pode comer sanduíche em grandes redes porque "faz mal à saúde" (e o das pequenas, pode?); não pode falar mal das pessoas; não pode ser politicamente incorreto; não pode ter humor negro (é "racismo"); não pode fazer comentários irônicos para não chocar as almas puras e hipocritamente inocentes, e a lista não tem fim. Verdade é que, por mim, não sairia mesmo de casa; tem gente que, às sete da manhã, já exala aromas desagradáveis por todos os orifícios - e mesmo depois de tomar banho; os transportes coletivos andam cada vez mais coletivos; dirigir pela cidade está se tornando uma aventura no mundo da barbárie; cafés e restaurantes estão sempre cheios e mais e mais inacessíveis a bolsos comuns... Assim, não demora muito e será melhor mesmo que todos fiquemos em casa, quando muito para não encher a paciência do próximo.

22 de maio de 2009

Devo, não nego.

Estou escrevendo um poema que também não termina nunca. Mas, nesse caso, é falta de tempo mesmo.

Para não ficar em branco 4

Viver, já disse Riobaldo (Grande sertão: veredas), é muito perigoso. Ultimamente, entretanto, está ficando mais e mais complicado. E chato. Somos massacrados por imposições politicamente corretas, advogados chicaneiros, achacadores em geral, chantagistas, vendedores de bala e chiclete, administradores incompetentes, motoristas alucinados, governantes pessimamente intencionados, relacionamentos amorosos frustrados e/ou desastrosos, contas e mais contas, impostos de todos os tipos, invejosos, ciumentos, gente "fofa", bichinhos cor-de-rosa, acordos ortográficos, obrigações profissionais e acadêmicas, doenças, e a lista não teria fim se este escriba não a terminasse agora. Bem dizem que a existência é um oceano de provações e uma e outra ilhota de prazeres, mas pergunto: e quando seu existir se resume a um remar infindável num mar sem qualquer horizonte?

19 de maio de 2009

Sempre tem um mas...

Mas ela é tão bonita que até as luzes da cidade brilham mais quando ela aparece com seu sorriso de miríades e os olhos ligeiramente tristes. E não tem dia nem noite que eu não pense nela e queira me afogar naquela morena pele e de tudo esquecer. O amor é sempre uma forma de esquecimento, mesmo quando nele nos lembramos.

Pequenas observações cotidianas

- Não há paixão, amor ou qualquer sentimento semelhante que resista a uma joanete.
- Uma amiga observa que a profusão de malucos(as) aumenta exponencialmente. Eu replico dizendo que, na verdade, tudo é fruto da onda politicamente correta, que chama de preconceituoso os que colam no outro a tarja de "maluco(a)".
- Sim, estive e estou doente. Mas eu acho que se trata mesmo de fadiga do material.
- Vou começar um livro que começa assim: "Numa linda madrugada primaveril..." Do jeito que andam as coisas, ainda é capaz de eu ganhar um prêmio de originalidade.
- Sabe dono de perua tipo kombi e assemelhadas? Pois é, deviam prender todos e fuzilá-los pelo crime de extremo mau gosto e atentado à decência.
- O interesse das pessoas pela literatura, salvo raras exceções, é nenhum. Nada mais demonstrativo da miséria em que vivemos.

13 de maio de 2009

Cansaço

E uma faringite/amigdalite pra atazanar. De quebra, um resfriado, com direito ao pacote inteiro (coriza, leseira etc.). Fiz o de praxe: médico, farmácia. Por enquanto, o anti-inflamatório curou tudo, menos o probleminha na garganta. Mas acho que ainda não vai ser desta vez que vou morrer. Bom, mas vai saber, não é mesmo?

10 de maio de 2009

Um quase êxtase

A despeito do montão de coisas urgentes, uma parada pra assistir a Star Trek, que estreou na última sexta-feira. Ok, J.J.Abrams destrói Vulcano, mas o filme, per si, é muito bom. Para não ficar no mero impressionismo, posso dizer que o diretor conseguiu de fato realizar um misto bem temperado entre um filme para fãs e outro para quem não conhecia a série. As cenas de ação, tanto as humanas quanto as digitais, são de prender o fôlego. E, claro, a emoção de ver dois Spocks contracenando (Leonard Nimoy e Zachary Quinto) supera em muito a que tive em ver Kirk e Picard um mesmo filme. Os ortodoxos sempre terão motivos para criticar o que eles chamam de "heresias", mas mesmo isso, quer me parecer, ficou bem resolvido no roteiro. (Observação última: ver Jennifer Morrison, a dra. Cameron de House, no papel de mãe do Kirk já teria valido o ingresso...hehehe!)

8 de maio de 2009

Frases felizes

- Quem não tem nada o que fazer arruma rapidinho problemas para os outros.
- A beleza está nos olhos de quem come.
- Por que certas pessoas fazem questão de confirmar a frase rodrigueana "bonitinha(o) mas ordinária(o)"?
- Tem gente que merecia levar surra de mangueira - palavras de meu amigo Fernando. Acrescento: de mangueira e de fio elétrico.
- Altruísmo é para os trouxas.
- Tente ser bom para com as pessoas. O melhor é pode acontecer é você levar uma cadeirada nas costas. E dê-se por felizardo.
- Repito um de meus mantras: nada está tão ruim que não possa ficar ainda pior. Se você viver no Brasil, então...
- Outro: ninguém nunca perdeu dinheiro por subestimar a inteligência alheia. Vale para outros objetos e circustãncias. E nunca esteve tão atual.

7 de maio de 2009

Pensamentos felizes

- Depois, quando eu digo que a única solução para o problema da humanidade é jogar veneno nos reservatórios as pessoas acham engraçado e pensam que tudo não passa de brincadeira de minha parte...
- Alguém, tendo lido o post de ontem, pode me interpelar dizendo: "Mas, então, por que você continua vivendo?" Já respondi a essa indagação alguns posts antes, mas acrescento o seguinte: viver sabendo que nada tem sentido pode ser insuportável para a maioria, mas para mim é da condição de qualquer ser vivo. Nós, humanos, é que achamos que a existência tem alguma razão de ser.

5 de maio de 2009

Amenidades

- Quanto mais eu vivo, mais me dou conta que o emburrecimento se alastra. Daqui a pouco até eu, que me vacinei, posso ser contaminado.
- Essa conversa mole de chamar retardado de deficiente só serve mesmo pra encher o bolso dos pedagogos, dos especialistas em educação e do pessoal dos direitos humanos.
- O próximo passo é estabelecer cotas para os que não têm cotas. Sugestão: vamos criar uma cota nas passagens de avião também. Dez por cento ficariam com os afrodescendentes; 15% com os índios; 25% para os sem renda; mais 10% para os brancos de olhos azuis, e assim por diante. O passo seguinte é fazer o mesmo nos hospitais de ponta, nos consultórios odontológicos e na pedicure.
- No fundo mesmo eu quero é saber qual vai ser a minha parte. Afinal também sou minoria.
- Lembre sempre que o ser humano só é movido por duas coisas: dinheiro e sexo. Se ambos vierem juntos, melhor. Senão, o dinheiro já basta. O resto é papo pra boi se suicidar de tanto tédio.
- Ainda estou esperando quem me prove o contrário.
- A última: viver não tem sentido algum, assim como a morte. Criamos deuses, mundos outros, religiões, tudo para conferir algum senso nisto que é somente contrasenso. A desgraça de alguém não é nada, em escala universal, nem tem qualquer significado plausível. Nós é precisamos disso tudo para seguirmos minimamente civilizados e tenuamente sãos. Mas é um barbante apenas isso com o qual amarramos a ilusão de que somos mais que ínfimas partículas de coisa alguma.

4 de maio de 2009

Menos uma semana...

- Na minha idade, passamos a contar o tempo que falta, ou melhor, subtraímos semanas do tempo que nos resta.
- Tenho um impulso fatal de desprezar qualquer um(a) que admita não querer saber mais do que aprendeu até ali. Sabe aquele tipo de gente que se contenta com o que tem? Pois é. Creio (sim, acredito em alguma coisa) que sempre é possível aprender mais, salvo em casos particulares (limitações neurológicas ou coisas do tipo), e admitir desinteresse por um e outro assunto "porque não servem pra minha carreira" é chamar a si próprio de idiota. Mas, pensando melhor, que seria dos gênios não fosse a existência dos imbecis? Não, melhor deixar tudo como está mesmo.
- Não fui a nenhum evento da Virada Cultural. E não me sinto mal por isso. Esse tipo de coisa, na verdade, me causa pavor. Se bem que, ultimamente, até ir ao cinema causa esse efeito em mim. Aliás, também não fui ao cinema. Esta cidade tem ficado mais e mais insuportável, e realmente não tenho a menor vontade de sair de casa pra me confraternizar com um bando de primatas. Se é pra ficar irritado, melhor ficar em casa e ouvir o pagode que os vizinhos insistem em ouvir. Não muda nada, mas pelo menos posso assistir a um filme no DVD e abrir a geladeira na hora em que eu quiser.