16 de abril de 2007

Ainda não...mas...

Não, ainda não tem romance. Mas tem isso, ó:
semana passada revi uma amiga. Pelo menos considero-a assim. Na verdade, ela foi minha aluna, num tempo em que ainda havia alunas realmente desafiadoras. E era o caso dela. Já disse isso inúmeras vezes, mas não custa repetir: nada tenho contra pessoas pacatas, que entram na sala de aula, ouvem tudo o que você diz com ar meio embevecido (as que gostam de você) ou meio aborrecido (as que não gostam), e saem tão logo chega a hora. Mas essas pessoas passam. E, mais dia, menos dia, você acaba se esquecendo delas. Isso não acontece com as desafiadoras. Não, não me refiro aos mal-educados, grossos, estúpidos que estão ali apenas para descarregar suas frustrações sexuais na figura do professor. Falo de gente que quer saber o porquê das coisas, que exige do professor mais que a decorebazinha de sempre. Esse tipo de pessoa é inesquecível. Porque a gente sabe que elas não passaram pela faculdade só para pegar um diploma, mas que fizeram dela um trampolim para vôos maiores, tão grandes quanto a inteligência e a capacidade que elas possuem. E que eu, como professor delas, devo ter tido uma parcelazinha de culpa no aumento de horizonte que elas passaram a ter. Isso já vale todos os reveses pelos quais já passei e ainda vou passar nesta vida de magistério. E não direi seu nome (e seus nomes): elas sabem que é delas que estou tratando aqui.

2 comentários:

Fabi Lima disse...

Que chique vc!!!

Lívia disse...

Um dia quero me lembrar de alguns de meus alunos assim...
Beijos