5 de novembro de 2007

Resultados da contenda. Ou: Diálogos sem dialogismo.

- Então, semana que vem vou precisar trocar de horário.
(Sobrolhos levantando-se)
- Bom, converse com as colegas e se uma delas topar, por mim tudo bem.
(Ah, que bom, então tudo acaba recaindo nas costas do "colaborador", que ainda precisa se indispor com os demais... Ou seja, na hora H, ninguém colabora com o colaborador.)
- Ah, tá. Bom, mas se eu não conseguir que elas troquem comigo, como ficamos?
- Não ficamos.
- Sei. A opção é eu faltar. Se entendi bem, só posso trocar de horário se alguém se dispuser a ficar no meu lugar no horário em que eu deveria estar aqui mas não estarei, mesmo que eu me comprometa a cumprir o horário na parte da manhã. É isso?
- É.
- Então melhor faltar.
- É o risco que você vai correr.
- Bom... e quanto amanhã?
- A falta de amanhã você pode compensar chegando mais cedo ou saindo mais tarde nos dias seguintes.
- Que bom.
(Nessa altura, fiquei sem entender exatamente as razões de não poder efetuar uma troca de turnos sem que eu precise arrumar alguém que fique no meu lugar. Ou melhor: entendi, mas achei melhor fingir que não.)
- Ah, e não esqueça de preencher o formulário A-27/45-5 de Justificativa de ausência. Faça isso amanhã, ok?
(Mas eu não ia faltar justamente... Bom, preciso dizer que desisti de entender a lógica da coisa?)