8 de abril de 2009

Pausa

Desculpem a ausência - se é que alguém notou isso -, mas estou trabalhando muito. Mais do que deveria e poderia, levando em conta a idade e as condições físicas, que já não são as mesmas de uns vinte anos antes. Se bem que, nesse tempo, eu tinha de me virar dando aulas para um bando de chucros cujo grau de civilidade os aproximava, talvez, dos orangotangos (ok, estes são mais educados!). Mas, como desgraça nunca vem sozinha, basta dizer que tanta labuta ainda não rendeu um mísero dinheirinho para minhas combalidas finanças. A coisa funciona assim: a entrega de sua força de trabalho é imediata, mas a contrapartida sempre será a prazo - se possível em prestações. Não que em algum momento eu acreditasse que seria diferente, por favor, não me tomem por ingênuo. Enfim, como escrevi na abertura de meu perfil orkutiano: "O trabalho empobrece o homem."

Aliás, qual era mesmo a frase que encimava os portões de um daqueles campos de concentração nazistas? Posso e devo estar enganado, mas era algo no espírito "O trabalho liberta." Ah bom; e depois dizem que os alemães não têm senso de humor...

Falando um humor, aquele comercial daquela famosa marca alemã de automóveis, com os dois atores falando da excelência e da tecnologia do produto deles, ambos com sotaque germânico (com a graça sendo tirada justamente da confusão entre os gêneros das palavras), a peça é ótima. O produto em si não aparece (nem precisa), e o essencial está dito ali, na mistura entre "o" qualidade dos carros fabricados ali e a malandragem de um dos engenheiros alemães em brincar com a "germanidade" do outro. Politicamente incorreto, como quase tudo que essa empresa tem feito em termos de comerciais televisivos, mas dessa vez, muito mais simpático.

Momento "garoto enxaqueca": caminhamos, a passos largos, para a implantação de uma ditadura das supostas minorias. Ora, se a culpa pela crise é dos "brancos de olhos azuis", quanto falta para começarem a dizer, nas ruas, que "aquele japonês está tirando o meu emprego."? Ou "aquele judeu está me roubando"? É o ovo da serpente. E pior: incentivado por alguém que se diz o tempo todo ter sido discriminado por isso ou por aquilo - o que é mentira, por ser verdade.